Que tal falarmos de uma moda, que nunca sai de moda? o velho e bom jeans. Impossível resistir a esse fenômeno, que vai do básico ao chique com muito estilo. Vamos conhecer sua história:
Logo, as calças feitas com a lona se espalharam entre os mineradores. No entanto, esse material era muito rígido e desconfortável, o que fez Strauss buscar um tecido de igual resistência, porém, mais flexível. O tecido de algodão sarjado, uma espécie de brim, vinha da região de Nîmes, na França e era utilizado pelos marinheiros genoveses. Do seu local de origem, veio o nome denim, “de Nîmes”. A cor azul do tecido veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. Em parceria com seus irmãos e cunhados fundou a Levi Strauss & Co.
O Jeans foi concebido como roupa profissional e a grande transformação foi na década de 50, quando astros como James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley contribuíram para que o conceito se espalhasse entre os jovens da época, que imploravam por rock e um visual rebelde. A imagem do jeans se tornou tão forte que o traje passou a ser proibido nas escolas e lugares públicos. Marylin Monroe deu nova cotação à peça, explorando o jeans com com um apelo sensual.
Atualemente o jeans é parte importante dentro do universo da moda. Está presente em todos os principais desfiles e recebe inovações constantemente, seja na modelagem, no processo de lavagem, no acabamento têxtil ou em customizações diversas como pedrarias e estampas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário